terça-feira, 23 de março de 2010

"Visions of light" nesta quinta no Cineclube

CINECLUBE NÓS DO MORRO
Ciclo I: No início era o cinematógrafo

Exibição do filme
"Visions of light" (Visões da Fotografia)
+ DEBATE com Gustavo Melo




(De Arnold Glassman, Todd McCarthy e Stuart Samuels. Documentário. EUA/Japão, 1992. 92 min. Livre. Legendas em português)
O filme narra a trajetória década a década do avanço da fotografia nos principais movimentos do cinema, através dos pontos de vista dos fotógrafos que fizeram a história dos 100 anos de cinema americano. O filme também motsra as influências de outros países na fotografia do cinema feito nos Estados Unidos.

Quinta-feira, 25 de março, às 19h
LOCAL: Salão Rosa, Casarão do Nós do Morro (Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Começa nesta quinta-feira o I Ciclo de Cinema


NO INÍCIO ERA O CINEMATÓGRAFO

O surgimento do cinema, e seu início no Brasil


FILME + DEBATE

(Ciclo I: 6 aulas)

Quintas-feiras de março e abril, às 19h


INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA, 18 de março, ÀS 19H, no Salão Rosa

FILME: Drácula de Bram Stoker

(De Francis Ford Coppola. EUA, 1992. 14 anos)

DEBATE com o professor e cineasta Vinicius Reis




Sobre o filme:

DRÁCULA DE BRAM STOKER é um filme de 1992, realizado pelo Francis Ford Coppola. Tem Keanu Reeves e Wynona Rider e outros grandes atores no elenco. A história se passa no final do século dezenove, quando o cinema estava nascendo. O Conde Drácula se apresentava como um promissor cinéfilo, pois entre uma dentada e outra na jugular das pessoas, ele gostava de frequentar as primeiras sessões de imagem em movimento. IMPERDÍVEL!



NÃO DEIXE DE FAZER A SUA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DO NÓS DO MORRO.


Evento gratuito e aberto ao público em geral.


Apoio:



Fotos da primeira sessão do ano

Na última quinta-feira realizamos a nossa primeira sessão de cineclube no ano, inaugurando os equipamentos recebidos pelos edital Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. E a noite não poderia ser mais especial, com pré-estréia de dois curtas-metragens cujos protagonistas são atores do Grupo Nós do Morro.

"Raz", de André Lavaquial, traz Arthur Bispo no papel principal. E "Homem-bomba", de Tarcisio Lara Puiati, traz Aleck Naftali e Rodrigo Costa.

Após a sessão, o público pôde conversar com os atores, diretores e integrantes das equipes dos filmes.


Nelson Marcondes deu uma força comandando a projeção

A coordenadora do audiovisual Luciana Bezerra apresenta os filmes


Cena de "Homem-Bomba"

O diretor Tarcisio Lara, a produtora Paula Lagoeiro e os atores Arthur Bispo, Rodrigo Costa e Aleck Naftali




A partir da esq.: o diretor de Raz André Lavaquial e o fot[ografo Bruno Diel, o diretor de "Homem-Bomba"Tarcisio Lara Puiati, a produtora Paula Lagoeiro e os atores Arthur Bispo e Rodrigo Costa

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cineclube NÓS DO MORRO nesta quinta-feira

Cena de "Raz"

O Cineclube Nós do Morro retoma suas atividades na próxima quinta-feira, dia 11 de março, às 19h no Salão Rosa do Casarão.

Serão exibidos os curtas-metragens "Raz", de André Lavaquial e "Homem-Bomba", de Tarcísio Lara Puiati, seguido de debate com os diretores.

"Raz", vivido pelo ator do Nós do Morro Arthur Bispo, é um menino que canta rap nos vagões do metrô e tenta trilhar o seu prórpio caminho pelas ruas da cidade.

"Homem-bomba", com os atores do Nós do Morro Aleck Naftali e Rodrigo Costa, narra uma história que envolve duas crianças, uma guerra e nenhum vencedor.

Cena de "Homem-bomba"

Na ocasião serão inagurados os equipamentos recebidos através do programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.


Quinta-feira, 11 de março de 2010, às 19h
Salão Rosa do Casarão Nós do Morro (Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal)
Entrada gratuita.

Apoio



CICLOS DE ESTUDOS EM CINEMA

E a partir do dia 18 de março começam os Ciclos de Estudos em Cinema no Nós do Morro. Os encontram acontecerão sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, com exibição de um filme, seguido de aula-debate com os professores Rosane Svartman, Vinicius Reis, Luis Paulo Correa e Castro, Gustavo Melo e convidados.

Cada ciclo terá a duração de 2 meses e focará num tema da área cinematográfica. O primeiro ciclo, que já começa no dia 18, tem como tema "No início era o cinematógrafo", que trata sobre o surgimento do cinema e os primórdios da arte no Brasil.

Interessados em receber certificado devem se inscrever na secretaria do Nós do Morro, ter 75 % de frequëncia e entregar um trabalho no final do curso.

Os encontros também serão abertos ao público em geral.