segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Cabra-cega" nesta quinta no Cineclube

CABRA-CEGA
Direção: Toni Venturi

BRA, 2005. 107 minutos.
Escondidos no apartamento do arquiteto Pedro, em São Paulo, Thiago e Rosa, dois jovens militantes da luta armada, vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário durante os Anos de Chumbo no Brasil.

QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2011, ÀS 19H30
APÓS A SESSÃO, DEBATE COM O CINEASTA GUSTAVO MELO

Salão Rosa - Casarão do Nós do Morro
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal

ENTRADA GRATUITA

quarta-feira, 20 de abril de 2011

sábado, 16 de abril de 2011

Nós do Morro marca presença no Festival de Cannes pelo 2º ano consecutivo

O diretor Gustavo Melo é o único brasileiro selecionado para a Delegação Les Cinémas du Monde, composta por 11 jovens cineastas do mundo todo, com o projeto de longa-metragem 1994, produção do Nós do Morro.
Durante o 64º Festival de Cannes, entre os dias 11 e 22 de maio, a delegação participará de um programa de formação para desenvolvimento de projetos e terá contato com possíveis co-produtores internacionais. Com o apoio do serviço audiovisual da Embaixada da França no Brasil, Gustavo Melo apresentará o projeto do seu primeiro longa-metragem acompanhado da produtora Manuelle Rosa, credenciada no Producers Network, Marché du Film.
O Pavillon Les Cinémas du Monde, organizado pelo Institut Français, terá neste ano consultoria do diretor argentino Pablo Trapero e da atriz francesa Elsa Zylberstein. O Pavillon é dedicado à promoção das cinematografias do mundo.
Mais informações sobre o Pavillon: http://www.pavilloncinemasdumonde.org/
O filme A Distração de Ivan, direção de Cavi Borges e Gustavo Melo, uma co-produção Cavídeo e Nós do Morro, também será exibido no Short Film Corner, mostra paralela de curtas-metragens do Festival de Cannes.
No ano passado, o curta participou da competição da Semaine de la critique, e mais dois cineastas formados pelo Nós do Morro também marcaram presença em Cannes. Luciano Vidigal e Luciana Bezerra apresentaram o longa-metragem 5 x Favela - Agora por nós mesmos em exibição hors-concours no Festival:
http://cinenosdomorro.blogspot.com/2010/04/cineastas-do-nos-do-morro-em-cannes.html

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Terra e Liberdade" no Cineclube

Nesta quinta-feira, acompanhando o início das aulas no Casarão do Nós do Morro, começaremos o Ciclo Cinema e Política no nosso Cineclube. Durante os meses de abril e maio assistiremos filmes que tratam de temas políticos com diferentes abordagens.

Nesta quinta-feira exibiremos "Terra e Liberdade", do cineasta inglês Ken Loach. Após a sessão, debate com o dramaturgo Luis Paulo Correa e Castro, que utilizou o filme como referência no trabalho com o elenco da peça "Pequenos Burgueses".

DIREÇÃO: Ken Loach
Alemanha/Espanha/Itália/Inglaterra, 1995. 109 min
SINOPSE: Em 1936, jovem inglês desempregado abandona Liverpool para lutar contra fascitas na Guerra Civil espanhola.

QUINTA-FEIRA, 14 DE ABRIL, ÀS 19H30 (NOVO HORÁRIO!)
CASARÃO DO NÓS DO MORRO - SALÃO ROSA
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vinícius Reis debate "O bandido da luz vermelha"

O clássico de Rogério Sganzerla, "O Bandido da Luz Vermelha", será exibido nesta quinta-feira no Cineclube Nós do Morro, seguido de debate com o cineasta Vinicius Reis.
O primeiro longa-metragem de Sganzerla, realizado quando ele tinha apenas 22 anos, levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem e Melhor Figurino no Festival de Brasília de 1968, e até hoje é considerado o maior representante do cinema marginal brasileiro.

DIREÇÃO: Rogério Sganzerla
Brasil, 1968. 92 minutos.
Elenco: Paulo Villaça, Helena Ignez, Sergio Hingst, Luiz Linhares e Sônia Braga

SINOPSE: Um assaltante misterioso usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de "bandido da luz vermelha", já que usa sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas.


QUINTA-FEIRA, 07 DE ABRIL, ÀS 19 H
CASARÃO DO NÓS DO MORRO - SALÃO ROSA
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal