quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cineclube de volta com sessão especial filmambiente

Após um breve recesso, o Cineclube Nós do Morro retoma suas atividades nesta terça-feira, dia 4 de setembro.  

Para recomeçar, teremos uma sessão especial do filme "Far West Amazônia", uma produção francesa dirigida pelo francês Erwan Massiot e a brasileira Carolina Venturelli. 

A sessão é fruto da parceria do Nós do Morro com o filmambiente - Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, que pelo segundo ano inclui o Cineclube na sua programação. Após a projeção, teremos debate com os realizadores do filme.

FAR WEST AMAZÔNIA
FRANÇA, 2011. 54 min. 
Direção: Carolina Venturelli e Erwan Massiot
Sinopse: Iniciada há 40 anos, a colonização da Amazônia já provocou um desmatamento de cerca de 17% de sua superfície. Os colonizadores, vindo dos quatro cantos do Brasil, são em parte responsáveis. Isolados do mundo tentam sobreviver em condições precárias. No entanto, a esperança de mudar a relação pouco cuidadosa com o meio ambiente é real.

Trailer:

Far-West Amazônia - teaser 4 mn (FR) from Deux Hémisphères on Vimeo.



TERÇA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO DE 2012, ÀS 19H
Salão Rosa - Casarão do Nós do Morro
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal
ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE





A 2ª edição do festival filmambiente acontece de 31 de agosto a 6 de setembro, e reúne as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais de modo a provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias para a preservação da vida no planeta.

Neste ano, a produtora Manuelle Rosa, do Núcleo de Audiovisual do Nós do Morro, integra o júri de curtas-metragens.

A programação do festival é gratuita, e pode ser conferida no site www.filmambiente.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RIO OCCUPATION LONDON CHEGA AO SEU FESTIVAL FINALE - INSTALAÇÃO DIÁRIO LONDON DE LUCIANA BEZERRA E MAIS 28 ARTISTAS OCUPAM O V22

A instalação DIÁRIO LONDON de Luciana Bezerra é um vídeo diário com reflexões sobre sua estadia, que pode ser assistida em um barraco, seu escritório de trabalho, onde vão estar expostos seu cadernos de nota, fotos e todo processo criativo. Durante o mês de julho, o BARRACO esteve montado na calçada do Southbank, com apoio do Southbank Centre. O que possibilitou performances e interação com as pessoas do lugar. Resultando no Diário que é dividido em cinco vídeos: Impacto, Localização, Aproximação, Saudade e Despedida. Todos escritos, dirigidos e performados pela própria artista. É o Nós do Morro marcando forte presença no Festival London 2012. O projeto Rio Occupation London acontece entre 08 de julho e 03 de agosto, antes e durante as Olimpíadas de 2012, como parte do Festival Londres 2012 (www.london2012.com) – braço cultural oficial dos Jogos Olímpicos. O projeto foi concebido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), com produção executiva da organização artística People’s Palace Projects em parceria com o Battersea Arts Centre (BAC) e o V22 Summer Club. Depois de um mês de intensa atividade e troca artística, com performances diversas por todos os cantos da cidade, o Rio Occupation London termina com o “Festival Final”, um evento de três dias (1º, 2 e 3 de agosto) no V22 Summer Club, com apresentações de todos os trabalhos construídos e criados em Londres, durante a ocupação artística. Os artistas selecionados compõem um retrato da nova geração que produz arte em diferentes plataformas: Alessandra Maestrini (atriz, cantora, compositora e versionista), Andrea Capella (fotógrafa), Anna Azevedo (cineasta), Bernardo Stumpf (bailarino), Breno Pineschi (artista gráfico), Bruno Vianna (cineasta), Dina Salem Levy (designer e arquiteta), Domenico Lancellotti (músico), Eddu Grau (músico), Eduardo Nunes (cineasta), Emanuel Aragão (dramaturgo, escritor, diretor de teatro, ator e cineasta), Eric Fully (artista visual e performático), Felipe Rocha (ator, músico e cineasta), Gustavo Círiaco (dançarino), João Brasil (DJ e produtor musical), João Penoni (artista visual) e João Sanchez (artista plástico), Laura Lima (artista visual),Luciana Bezerra (roteirista, diretora e Atriz), Marcela Levi (artista performática e coreógrafa), Paulo Camacho (cineasta), Pedro Miranda (músico), Pedro Rivera (arquiteto), Ramon Mello (poeta), Ratão Diniz (fotógrafo), Robson Rosa (artista visual e performático) Siri (artista sonoro) e Stella Rabello (atriz). Os diretores artísticos Christiane Jatahy e Gringo Gardia também vão participar do projeto com trabalhos inéditos criados para a ocupação. O Rio Occupation London tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da Petrobras. 01/08/2012 – Festival final no V22 (15h – 23h) 02/08/2012 – Festival final no V22 (15h – 02h)