segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ministra francesa visita o Nós do Morro

Na última quarta-feira, dia 22, o Grupo Nós do Morro recebeu em sua sede a ilustre presença da Ministra da Cultura e Comunicação da França, Christine Albanel, que esteve no país por conta do lançamento do Ano da França no Brasil.

A ministra, acompanhada da sua comitiva, foi recebida pela família Nós do Morro e assistiu a performances teatrais e de capoeira, conheceu o Núcleo de Audiovisual, recebeu vários presentes, entre eles os premiados filmes Mina de Fé, Neguinho e Kika e Picolé, Pintinho e Pipa, e se despediu ao som da percussão do grupo As Meninas do Nós.




Fotos: Arthur Sherman

terça-feira, 21 de abril de 2009

NOTÍCIAS 5 X FAVELA. AULA DE DOMINGO CAMILA AMADO

Domingo 19/4/2009

Atravessei a sala. Procurei para sentar um lugar nem muito perto nem muito longe. Ali pelo meio. Como quem quer se aproximar, mas tem receio de mostrar que quer. Quem finge que é comedido. Que não tem ambição. Sentei no meio da sala.
Pendurei minha sacola sobre a prancha de uma destas cadeiras-carteiras de escola. Sentei. Fiquei feliz de ver na sala Leandro, uma amigo lá do Nós do Morro. Isso sempre facilita. Cuidadosamente abri minha bolsa e quando ia puxar o caderno que destinei para as aulas de direção e que hoje mesmo já desisti da idéia. Verde, grande, fininho, mas grande. Tipo que uso para os meus diários. Mas os diários ficam no quarto. No quarto você pode chamar atenção para um caderno verde. Mas aqui, aqui na sala. “Pra quê esse caderno?”
Ouvi tão logo iniciou a aula dizer a alguém, Camila Amado, enquanto eu tinha crise em que caderno fazia minhas anotações, dando preferência a uma caderneta-agenda. Sinto que ando me compactando. Acho que é minha nova máscara social identificada e desmascarada pela Camila, Camilinha, Pastora-Entidade. Personalidade que quando aparece, é tão forte dá medo até nos mais apaixonados.
Andou e falou durante quase todo o tempo, nos fez levantar e caminhar no espaço, mas logo estávamos de volta, com a postura descansada. Somos uns fracos! Era domingo e olha que neste dia até Deus descansou, mas ela estava lá. Movida à água, iogurte, granola e muita paixão.
Tocou-me muito a dinâmica da escolha. Porque é nela que tudo começa. Não é fácil ser escolhido, mas também não é fácil escolher. Nesse momento fiquei sem máscara como uma criança de cinco anos que ainda não assistiu ao SBT enquanto sua menina prodígio fala. Essa já com todas as máscaras.
Rapidamente identificou em mim ansiedade. Ao tardar a ser escolhida quase que tive meu coração partido completamente. Agradecida Camila! Espero ansiosa (vou me curar). Espero com muito entusiasmo pelo próximo sábado. Desta vez já com um caderno apropriado, discreto. Para sobrar menos tempo para racionalizar as coisas nos nossos encontros e mais tempo para senti-las e vivê-las com verdade.
Ótima tarde!
Agradecida Camila.
Agradecida Cacá.
Luciana Bezerra

FRASES DE CAMILA AMADO AULA MASTER ( OU + – ASSIM)

“Em todos os roteiros eu encontrei o erro e o erro dói.”

“No inicio do filme E O VENTO LEVOU, eu li uma frase que me mudou: “o tempo é a matéria prima da vida” decidi então não perder mais tempo”.

“Nunca perder o senso do belo.”

“No dicionário está escrito: alma é igual à coisa singular.”

“Se todo assassino ou matador soubesse o significado da palavra coragem não matavam Cora vem de coração e Agem, vem de agir, agire. Agir com o coração.”

“Quem quiser atender ao telefone, pode atender. Porque a vida moderna é fragmentada”.

“A máscara do ator é como uma segunda pele reagindo no instinto”.

“O povo é analfabeto e conservador por causa de uma classe dominante”.

“Esse projeto é uma revolução cultural e eu esperei por isso toda a minha vida!”

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cineclube Nós do Morro 2009


O Cineclube Nós do Morro abre seus trabalhos na próxima quarta-feira, dia 15, com a pré-estréia do filme PRAÇA SAES PEÑA, do diretor Vinicius Reis.

O filme retrata o cotidiano de uma família de classe média da Tijuca, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A história se passa durante o ano de 2003, um momento especial para grande parcela da população brasileira: o início do governo Lula representa a possibilidade de uma profunda mudança social no país. Paulo (Chico Diaz) é professor de uma escola na Tijuca e Teresa (Maria Padilha) é gerente de um quiosque de pão de queijo e café expresso em uma galeria da Praça Saens Peña. Nos primeiros meses daquele ano, dois acontecimentos abalarão a rotina desse casal, colocando em risco uma relação de 20 anos. Bel (Isabella Meirelles), a filha adolescente, será a narradora do filme e a espectadora das reviravoltas nas vidas dos pais.

CINECLUBE NÓS DO MORRO - PRÉ-ESTRÉIA DO FILME "PRAÇA SAES PEÑA", COM PRESENÇA DO DIRETOR VINICIUS REIS
Quando? Quarta-feira, 15 de abril
Que horas? 19h30
Onde? Casarão do Nós do Morro - Rua Dr. Olinto Magalhães, 54, Vidigal

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Curso gratuito sobre trilha sonora

Entre os dias 14 e 17 de abril, a Caixa Cultural promove o curso "Trilha sonora: a música da imagem", ministrado por David Tygel, professor da PUC-Rio e um dos mais atuantes músicos de cinema da sua geração.
No primeiro dia, David Tygel falará sobre a evolução da música no cinema; no segundo dia, a relação entre diretor e compositor; no terceiro, fará uma análise dos seus próprios trabalhos e no úlimo dia de curso, os alunos criarão um "curta-metragem virtual" a partir de uma trilha musical.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@cenabrasil.com.br (vagas limitadas)
CAIXA CULTURAL RJ
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
De 14 a 17 de abril, das 18h às 21h
Informações: 2544-4080 - Após a tolerância de 15 min para o comparecimento dos inscritos à sala de Cinema 2, os lugares não preenchidos serão colocados à disposição do público, em ordem de chegada.

Mostra do Filme Livre 2009

Começou ontem a 8ª edição da Mostra do Filme Livre. Até o dia 26 de abril, podem ser vistos gratuitamente filmes de diferentes formatos, durações e gêneros no Centro Cultural Banco do Brasil e em vários pontos da cidade através do circuito de cineclubes da ASCINE.

Neste ano, 229 filmes foram selecionados para as sessões competitivas e informativas. Outros 100 filmes participam como convidados de sessões especiais como "Sexuada", "Pílulas", "Mundo Livre", "Infantil" e " Curta o Curta", entre outras.

Confira os detalhes da programação em http://www.mostradofilmelivre.com/