terça-feira, 21 de abril de 2009

NOTÍCIAS 5 X FAVELA. AULA DE DOMINGO CAMILA AMADO

Domingo 19/4/2009

Atravessei a sala. Procurei para sentar um lugar nem muito perto nem muito longe. Ali pelo meio. Como quem quer se aproximar, mas tem receio de mostrar que quer. Quem finge que é comedido. Que não tem ambição. Sentei no meio da sala.
Pendurei minha sacola sobre a prancha de uma destas cadeiras-carteiras de escola. Sentei. Fiquei feliz de ver na sala Leandro, uma amigo lá do Nós do Morro. Isso sempre facilita. Cuidadosamente abri minha bolsa e quando ia puxar o caderno que destinei para as aulas de direção e que hoje mesmo já desisti da idéia. Verde, grande, fininho, mas grande. Tipo que uso para os meus diários. Mas os diários ficam no quarto. No quarto você pode chamar atenção para um caderno verde. Mas aqui, aqui na sala. “Pra quê esse caderno?”
Ouvi tão logo iniciou a aula dizer a alguém, Camila Amado, enquanto eu tinha crise em que caderno fazia minhas anotações, dando preferência a uma caderneta-agenda. Sinto que ando me compactando. Acho que é minha nova máscara social identificada e desmascarada pela Camila, Camilinha, Pastora-Entidade. Personalidade que quando aparece, é tão forte dá medo até nos mais apaixonados.
Andou e falou durante quase todo o tempo, nos fez levantar e caminhar no espaço, mas logo estávamos de volta, com a postura descansada. Somos uns fracos! Era domingo e olha que neste dia até Deus descansou, mas ela estava lá. Movida à água, iogurte, granola e muita paixão.
Tocou-me muito a dinâmica da escolha. Porque é nela que tudo começa. Não é fácil ser escolhido, mas também não é fácil escolher. Nesse momento fiquei sem máscara como uma criança de cinco anos que ainda não assistiu ao SBT enquanto sua menina prodígio fala. Essa já com todas as máscaras.
Rapidamente identificou em mim ansiedade. Ao tardar a ser escolhida quase que tive meu coração partido completamente. Agradecida Camila! Espero ansiosa (vou me curar). Espero com muito entusiasmo pelo próximo sábado. Desta vez já com um caderno apropriado, discreto. Para sobrar menos tempo para racionalizar as coisas nos nossos encontros e mais tempo para senti-las e vivê-las com verdade.
Ótima tarde!
Agradecida Camila.
Agradecida Cacá.
Luciana Bezerra

FRASES DE CAMILA AMADO AULA MASTER ( OU + – ASSIM)

“Em todos os roteiros eu encontrei o erro e o erro dói.”

“No inicio do filme E O VENTO LEVOU, eu li uma frase que me mudou: “o tempo é a matéria prima da vida” decidi então não perder mais tempo”.

“Nunca perder o senso do belo.”

“No dicionário está escrito: alma é igual à coisa singular.”

“Se todo assassino ou matador soubesse o significado da palavra coragem não matavam Cora vem de coração e Agem, vem de agir, agire. Agir com o coração.”

“Quem quiser atender ao telefone, pode atender. Porque a vida moderna é fragmentada”.

“A máscara do ator é como uma segunda pele reagindo no instinto”.

“O povo é analfabeto e conservador por causa de uma classe dominante”.

“Esse projeto é uma revolução cultural e eu esperei por isso toda a minha vida!”

Nenhum comentário: