segunda-feira, 28 de março de 2011

Rosane Svartman debate "Estômago" nesta quinta-feira

Nesta semana exibiremos no Cineclube o divertido e premiado "Estômago", primeiro longa-metragem do diretor Marcos Jorge.
O filme recebeu prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri para o ator Babu Santana no Festival do Rio, e Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante (Fabíula Nascimento) no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.

Após a sessão, haverá debate com a cineasta Rosane Svartman.

DIREÇÃO: Marcos Jorge
Brasil/Itália, 2008. 112 minutos.
SINOPSE: Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história.
ELENCO: João Miguel, Fabiula Nascimento e Babu Santana

QUINTA-FEIRA, 31 DE MARÇO, EXCEPCIONALMENTE ÀS 20 H
CASARÃO DO NÓS DO MORRO - SALÃO ROSA
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal

EVENTO GRATUITO

terça-feira, 22 de março de 2011

"O Invasor" nesta quinta-feira no Cineclube

"O Invasor", filme do diretor paulista Beto Brant, será exibido nesta quinta-feira no Cineclube Nós do Morro.
A produção de 2001 recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme latino-americano no Festival de Sundance 2002, 6 prêmios no Festival de Brasília de 2001, e 8 prêmios no Festival de Recife de 2002.
No elenco etsão Marco Ricca, Alexandre Borges, Mariana Ximenes e o titã Paulo Miklos, em sua estréia no cinema.

Após a sessão, haverá debate com o cineasta Gustavo Melo.


Direção: Beto Brant
Brasil, 2001. 97 minutos.
SINOPSE: Estevão (George Freire), Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges) são companheiros desde os tempos de faculdade e sócios de uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando abandonar a empresa. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e, assim, poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.


QUINTA-FEIRA, 24 DE MARÇO, ÀS 19H
CASARÃO DO NÓS DO MORRO - SALÃO ROSA
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal

EVENTO GRATUITO

sexta-feira, 18 de março de 2011

"Picolé, Pintinho e Pipa" em Toulouse

O curta-metragem "Picolé, pintinho e pipa", de Gustavo Melo, produção do Nós do Morro, será exibido na 23ª edição do Les Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse (Festival de Cinema Latino-americano de Toulouse), dentro da programação para o público infantil (a partir de 6 anos).

As sessões acontecem nos dias 19, 20 e 26 de março.
A programação pode ser conferida aqui:
http://www.cinelatino.com.fr/contenu/programmation-jeune-public-enfants-partir-de-6-ans

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cineclube está de volta!!!

Após um período de recesso para manutenção da sala, o Cineclube Nós do Morro está de volta com uma programação especial de filmes brasileiros realizados na última década.
Começamos nesta quinta com "Proibido Proibir", de Jorge Durán, seguido de debate com o dramaturgo Luis Paulo Correa e Castro.

E não esqueçam: toda quinta-feira às 19h tem cinema no Casarão do Nós do Morro!

Direção: Jorge Durán
Brasil/Chile/Espanha, 2007. 100 minutos.

SINOPSE: Paulo (Caio Blat) é um estudante de medicina que divide uma quitinete com Leon (Alexandre Rodrigues), seu melhor amigo e estudante de sociologia. Leon namora Letícia (Maria Flor), mas ela e Paulo se apaixonam, enquanto os três tentam ajudar uma paciente em estado terminal.

QUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO, ÀS 19H
CASARÃO DO NÓS DO MORRO - SALÃO ROSA
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal

EVENTO GRATUITO

RESENHA DO LIVRO "Meu Destino Era o Nós do Morro" de Luciana Bezerra Por: Alessandro Buzo


Literatura (é) a Cura


Foi muito importante ler o livro "Meu Destino Era o Nós do Morro" de Luciana Bezerra (Aeroplano Editora - 264 paginas), ainda mais porque li na hora certa.Me surpreendeu 3 frases logo na apresentação.Um dia antes meu filho tinha perguntado: - Pai, porque você lê tanto ?Expliquei que quem lê não é facilmente manipulado porque se torna uma pessoa mais capacitada, inteligente e com conteúdo.Ai lendo a abertura do livro da Luciana Bezerra chamei o Evandro (meu filho) pra destacar 3 passagens......confira abaixo.1/3 - Ler é a chave mestra da imaginação.2/3 - Através do cinema podemos ver o mundo.3/3 - O professor de ingles pedindo para os alunos prestarem atenção: - Prestem atenção na aula, porque eu já sei falar inglês.Comecei o livro com essa boa expectativa, causadas pelas frases do "Agradecimentos"....Mas outro fato é que pelo livro eu pude saber muito mais do "NÓS DO MORRO" do meu grande amigo Guti Fraga.A autora é um dos braços fortes do projeto.O que mais marcou é o momento que enfrento com o "ESPAÇO SUBURBANO CONVICTO do Itaim Paulista", estamos sem apoio financeiro e sem sede. Saber que projetos que eu admiro como o "NÓS DO MORRO" passaram exatamente pelas mesmas coisas me traz força pra não desistir.Tirando tudo isso, foi ótimo conhecer a trajetória da Luciana Bezerra, uma legitima guerreira, mãe, atríz, moradora de comunidade desde sempre (Rocinha, Vidigal), saber que até ela chegar no sucesso como diretora do filme 5X Favela - Agora por Nós Mesmos...... teve uma longa e ardua caminhada, o que só aumenta minha admiração.Não conheço ela pessoalmente (apesar de ser amigo do GUTI, conhecer o Cacá Diegues e outros diretores do longa 5X), mas breve vou no VIDIGAL com o Guti e faço questão de conhece-la.Quanto ao livro eu indico, um história de superação.


Postado por Cacau Amaral às 06:30

terça-feira, 1 de março de 2011

Carnaval de cineasta

"Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"

Essa frase pode ter muitos significados dependendo a que grupo ela é proferida.
O grupo dos cineastas que ficaram famosos com o Bloco SOVACO DO CRISTO, e que ainda hoje chamam para si a responsabilidade das ruas no ME BEIJA QUE EU SOU CINEASTA, por exemplo.
Percebo que na maioria das vezes eles tem ordem do dia para suas folias.
Estão todos se guardando para... terminar aquele roteiro, arrumar aquele projeto, fazer cenas que ficaram penduradas, Cenas adiantadas,ver filmes empilhados na cabeceira, aproveitar o cinema mais barato ou a disponibilidade generosa de outros amigos AMANTES DO CINEMA, e rodar mais um curta de Carnaval, tendo este como tema ou não.
Meu primeiro estágio foi em um curta de Carnaval, um rápido romance, uma dor rápida.
Mas já vi muitos darem certo.
Agradecida ao amigos-foliões em exercício da arte: Cavi, Abelardo, Luciano, Manu, Ana Okuti, Joanna, Marcio, Agui, Arthur, Felipe, Elielson, Mariana, Pierre, Melo, Negueba, Danilo, Leandro e e todos que pelo que vejo ainda vão agregar-se a esse filme-aventura.
E a Gustavo Melo que escreveu essa história e com certeza nesse momento, como todo cineasta as vésperas de filmar, está se preparando para quando o Carnaval chegar e nós a produção também.
Para lembrar que nem tudo no Carnaval é samba, e nem tudo no Cinema é tapete vermelho.

Luciana Bezerra