segunda-feira, 14 de março de 2011

RESENHA DO LIVRO "Meu Destino Era o Nós do Morro" de Luciana Bezerra Por: Alessandro Buzo


Literatura (é) a Cura


Foi muito importante ler o livro "Meu Destino Era o Nós do Morro" de Luciana Bezerra (Aeroplano Editora - 264 paginas), ainda mais porque li na hora certa.Me surpreendeu 3 frases logo na apresentação.Um dia antes meu filho tinha perguntado: - Pai, porque você lê tanto ?Expliquei que quem lê não é facilmente manipulado porque se torna uma pessoa mais capacitada, inteligente e com conteúdo.Ai lendo a abertura do livro da Luciana Bezerra chamei o Evandro (meu filho) pra destacar 3 passagens......confira abaixo.1/3 - Ler é a chave mestra da imaginação.2/3 - Através do cinema podemos ver o mundo.3/3 - O professor de ingles pedindo para os alunos prestarem atenção: - Prestem atenção na aula, porque eu já sei falar inglês.Comecei o livro com essa boa expectativa, causadas pelas frases do "Agradecimentos"....Mas outro fato é que pelo livro eu pude saber muito mais do "NÓS DO MORRO" do meu grande amigo Guti Fraga.A autora é um dos braços fortes do projeto.O que mais marcou é o momento que enfrento com o "ESPAÇO SUBURBANO CONVICTO do Itaim Paulista", estamos sem apoio financeiro e sem sede. Saber que projetos que eu admiro como o "NÓS DO MORRO" passaram exatamente pelas mesmas coisas me traz força pra não desistir.Tirando tudo isso, foi ótimo conhecer a trajetória da Luciana Bezerra, uma legitima guerreira, mãe, atríz, moradora de comunidade desde sempre (Rocinha, Vidigal), saber que até ela chegar no sucesso como diretora do filme 5X Favela - Agora por Nós Mesmos...... teve uma longa e ardua caminhada, o que só aumenta minha admiração.Não conheço ela pessoalmente (apesar de ser amigo do GUTI, conhecer o Cacá Diegues e outros diretores do longa 5X), mas breve vou no VIDIGAL com o Guti e faço questão de conhece-la.Quanto ao livro eu indico, um história de superação.


Postado por Cacau Amaral às 06:30

Nenhum comentário: