sexta-feira, 25 de maio de 2012

Encerrando o Ciclo de Debates "O Ator no Cinema", nesta terça-feira exibiremos o filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, e um promo exclusivo do documentário "Cidade de Deus - 10 anos depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal, que investiga o que mudou nas vidas dos atores que participaram do filme. 

Após a sessão, teremos debate com os atores Luiz Otavio Fernandes, além do assistente de direção de "Cidade de Deus" Lucio André, e de Guti Fraga, Luciana Bezerra e Luciano Vidigal, que trabalharam na seleção e preparação do elenco do filme.


CIDADE DE DEUS
BRA, 2002. 130 min.
Direção: Fernando Meirelles
Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Phellipe Haagensen, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alice Braga, Roberta Rodrigues, Pierre Santos, Micael Borges, Marcello Melo Jr., Edson Santos, Sabrina Rosa, Cintia Rosa. 

O filme estreou no Festival de Cannes em 2002, e recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (Cesár Charlone).

Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues), jovem negro, fotógrafo do Jornal do Brasil, morador da favela Cidade de Deus, narra a evolução desta favela do Rio de Janeiro, através da trajetória de Dadinho, depois Zé Pequeno e seus comparsas. Das origens na década de 1960, com o surgimento da primeira gang de assaltantes, até primórdios dos anos de 1980, onde o grande negócio é boca de fumo e narcotráfico, acompanhamos o crescimento da violência na Cidade de Deus.



CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS





Leandro Firmino durante as filmagens do documentário. 

CIDADE DE DEUS - 10 ANOS DEPOIS
Direção: Cavi Borges e Luciano Vidigal
BRA (em fase de produção)
Será exibido o promo de 8 minutos

O filme pretende mostrar as transformações vividas pelos jovens atores, com seus conflitos e realizações, consequências da exposição e sucesso mundial do filme.



TERÇA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2012, ÀS 19H30
Salão Rosa - Casarão do Nós do Morro
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal
ENTRADA GRATUITA

terça-feira, 22 de maio de 2012

Sessão de curtas com atores e realizadores

Nesta terça-feira teremos uma sessão de curtas com atores formados pelo Nós do Morro, incluindo a estreia no Cineclube do filme "Solivagus", de Yuri Vieitas, com Calucha Câmara, que participou do Festival de Cannes 2011 no Short Film Corner. 

Após a sessão, teremos debate com os atores Luciano Vidigal ("Sete Minutos"), Robert Pacheco ("o clóvis" e filme do projeto Imagens em Movimento) e Calucha Câmara, além do diretor Yuri Vieitas e do produtor Marcos Schuabb ("Solivagus")


SOBRE OS FILMES:

Sete minutos
(2007, 7 min)
Direção: Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva
Elenco: Luciano Vidigal, Jonathan Azevedo, Marília Coelho, Marcelo Mello Jr.
Sinospe: Acerto de contas entre dois traficantes.


 Solivagus
(2011, 4 min)
Direção: Yuri Vieitas
Elenco: Calucha Câmara
Sinopse: Numa jornada pelo inconsciente, tempo e espaço, uma mulher enfrenta
problemas com a solidão escondida dentro de si.

Quase todo dia
(2009, 19 min)
Direção: Gandja Monteiro
Elenco: Priscila Marinho, Agatha Marinho, João Lima
Sinopse: Ao longo de um dia, vemos Priscilla e sua filha viverem momentos alternados entre realidade e ficção. Momentos em que as tentações da cidade grande e o despreparo inerente da jovem mãe se tornam evidentes.
 


Raz 
(2010, 20 min)
Direção: André Lavaquial
Elenco: Arthur Bispo
Sinospe: quanto o mundo à sua volta se movimenta, Raz, um menino que canta rap nos vagões do metrô tenta trilhar o seu próprio caminho pelas ruas da cidade.

Projeto Imagens em Movimentos 2011 - filmes realizados por alunos da E.M. Almirante Tamandaré:

Meu amor de 50 anos atrás
Elenco: Dona Beija, Robert Pacheco
Sinopse: As histórias de amor às vezes se repetem.

Te amarei para sempre
Elenco: Robert Pacheco
Sinopse: A memória de um grande amor.


TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2012, ÀS 19H30
Salão Rosa - Casarão do Nós do Morro
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal
ENTRADA GRATUITA

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jonathan Haagensen e Camila Monteiro no Cineclube Nós do Morro

Dando sequência ao ciclo de debates "O Ator no Cinema", na próxima terça-feira teremos uma sessão do filme "Cidade dos Homens" com presença dos atores Jonathan Haagensen e Camila Monteiro.

No filme, Jonathan faz o papel de Madrugadão, o primo de Laranjinha que perde o posto de chefe do morro. Já Camila é Cris, a mãe do filho de Acerola, que vai para São Paulo e deixa a criança com o pai.

CIDADE DOS HOMENS
(2007, 110 min)
DIREÇÃO: Paulo Morelli
ELENCO:  Darlan Cunha, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Eduardo BR, Rodrigo dos Santos, Camila Monteiro, Naíma Silva e Luciano Vidigal
SINOPSE: Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) são amigos que cresceram juntos em uma favela do Rio de Janeiro e agora estão com 18 anos. Acerola tem um filho de 2 anos para cuidar, mas sente-se preso pelo casamento e lamenta a paternidade precoce. Já Laranjinha está decidido a encontrar seu próprio pai, que não conhece. Paralelamente o morro em que vivem é sacudido pelo mundo do tráfico, já que Madrugadão (Jonathan Haagensen), primo de Laranjinha, perdeu o posto de dono do local para Nefasto (Eduardo BR).

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

TERÇA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2012, ÀS 19H30
APÓS A SESSÃO, DEBATE COM OS ATORES JONATHAN HAAGENSEN E CAMILA MONTEIRO
Salão Rosa - Casarão do Nós do Morro
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal
ENTRADA GRATUITA

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atores debatem a interpretação para cinema no Cineclube

A programação de maio do Cineclube será composta por filmes com atores formados pelo Grupo Nós do Morro. Após as sessões, os artistas conversarão com o público sobre suas experiências no cinema. 

Começaremos com o filme "As Alegres Comadres", da carioca Leila Hipólito, que conta com diversos atores formados pelo Nós do Morro no elenco, como Marcello Melo, Micael Borges, Lucio Andrey, Luciano Vidigal e Babu Santana. 

Após a sessão, o ator Marcello Melo conversará com o público sobre seu trabalho no filme, e sobre as especificidades da interpretação para as câmeras.  

AS ALEGRES COMADRES
BRA/2003. 109 minutos. 
Direção: Leila Hipólito
Elenco: Guilherme Karan, Zezé Polessa, Elisa Lucinda, Milton Gonçalves, Chico Díaz, Babu Santana, Marcello Melo, Luciano Vidigal, Micael Borges, Lucio Andrey, entre outros. 
SINOPSE: Baseada na peça "As Alegres Comadres de Windsor", de Shakespeare, o filme se passa na cidade mineira de Tiradentes em meados do século XIX, onde o trambiqueiro João Fausto tenta seduzir para roubar as ricas e honradas senhoras Lima e Rocha. 

Classificação Indicativa: 12 anos

TERÇA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2012, ÀS 19H30
Salão Rosa - Casarão do Nós do Morro
Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal
ENTRADA GRATUITA