quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cine Nós do Morro encerra o Ciclo de Cinema Argentino

Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, às 19h30, o Cine Nós do Morro encerra o "Ciclo de Cinema Argentino", com a exibição do filme "O Segredo dos seus Olhos". Quem comanda esta edição é a cineasta Ana Claudia Okuti. O Cine Nós do Morro acontece no Salão Rosa do Casarão do grupo – Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal. A entrada é franca e a capacidade máxima de público é de 60 pessoas.


 O longa dirigido por Juan José Campanella é vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010. Com a famosa cena em plano-sequência de quase seis minutos, em que a câmera começa do alto do estádio de futebol argentino Huracón e desce em meio a torcida, entra pelos corredores e banheiros até invadir o campo, "O Segredo dos seus Olhos" é um dos filmes mais premiados da nova safra de produções argentinas.  
No filme, o diretor Juan José Capanella repete a parceria com o ator Ricardo Darín, já vista em ´O Mesmo Amor, A Mesma Chuva´ (2000), ´O Filho da Noiva´ (2001) e ´Clube da Lua´ (2004). Desta vez, Ricardo dá vida a Benjamín Espósito, ex-oficial de justiça que, aposentado, decide escrever um romance sobre um assassinato ocorrido em 1974, do qual foi responsável pela investigação. Ao reviver o episódio, momentos significativos da vida de Espósito vêm à tona, entre os quais um amor mal resolvido com Irene Menéndez Hastings, secretária do Tribunal Penal à época. Irene é interpretada pela atriz e cantora Soledad Villamil, que também atuou em ´O Mesmo Amor, A Mesma Chuva´.
O "Ciclo de Cinema Argentino" do Nós do Morro exibiu os filmes "O Abraço Partido", "A História Oficial" e "Do Outro Lado da Lei" em maio. "O Segredo dos seus Olhos" encerra a programação do Cine Nós do Morro, já que não haverá sessão no dia 30 de maio, por conta do feriado de Corpus Christi.
Assista aqui ao trailer de "O segredo dos seus olhos":

Serviço Cine Nós do Morro exibe "O Segredo dos seus Olhos"
Quinta-feira, dia 23 de maio, às 19h30
Local: Salão Rosa do Casarão do Nós do Morro;
Endereço: Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal;
Telefones: (21) 3874-9411 e (21) 3874-9412;
Capacidade: 60 pessoas
Classificação: 16 anos
Duração: 127 minutos
Entrada Franca
Ficha Técnica "O Segredo dos seus Olhos":
Diretor: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo, Bárbara Palladino.
Produção: Mariela Besuievski
Roteiro: Juan José Campanella
Fotografia: Félix Monti
Trilha Sonora: Federico Jusid, Emilio Kauderer
Duração: 127 min.
Ano: 2009
País: Argentina
Gênero: Romance
Cor: Colorido
Distribuidora: Europa Filmes
Classificação: 16 anos

terça-feira, 14 de maio de 2013

"Do outro lado da lei" é exibido nesta quinta no Cine Nós do Morro

O filme argentino "Do outro lado da lei" será exibido nesta quinta-feira, 16 de maio, às 19h30, no Salão Rosa do Casarão do Nós do Morro (Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal), seguido de debate com o cineasta Gustavo Melo e o argentino Jorge Chechile, assistente de câmera no filme, rodado em 2002. A programação integra o "Ciclo de Cinema Argentino", dentro do projeto semanal Cine Nós do Morro, com sessões abertas ao público. Também faz parte da grade de aulas de cinema do grupo Nós do Morro.



No filme, encontramos Zapa (Jorge Román), um trabalhador de 35 anos que vive na Argentina rural. Quando seu chefe pede um trabalho especial para alguns clientes, ele concorda - na verdade, não tem outra escolha - e eles assaltam uma farmácia. Para evitar a prisão, Zapa é forçado a deixar sua família e cidade natal, fugindo para Buenos Aires, onde consegue uma vaga na Bonaerense, a mais brutal e corrupta força policial da Argentina.


"Do outro lado da lei" trata de uma realidade de subúrbio, onde, desde o início, fica claro que a corrupção é a lei. O diretor Pablo Trapero teve problemas para rodar o filme por causa da instabilidade e da crise argentina. Nem por isso, deixou de retratar a realidade financeira e a violência de seu país. A produção recebeu prêmios na Argentina, no México e em Chicago. Foi elogiada na mostra Un Certain Regard, em Cannes, em 2002 (em que foi exibido para imprensa, mas não concorreu à Palma de Ouro).

SERVIÇO

Cine Nós do Morro apresenta Ciclo de Cinema Argentino
Exibição do filme "Do outro lado da lei" + debate com Gustavo Melo e Jorge Chechile
Quinta-feira, dia 16 de maio, às 19h30
Local: Salão Rosa do Casarão do Nós do Morro
Endereço: Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal
Telefones: (21) 3874-9411 e (21) 3874-9412
Capacidade: 60 pessoas
Classificação: 16 anos
Duração: 105 minutos
Entrada Franca

FICHA TÉCNICA
Título original: El Bonaerense
Diretor: Pablo Trapero
Elenco: Jorge Román, Mimí Ardú, Darío Levy, Víctor Hugo Carrizo, Hugo Anganuzzi.
Produção: Pablo Trapero
Roteiro: Nicolas Gueilburt, Ricardo Ragendorfer, Dodi Shoeuer, Pablo Trapero, Daniel Valenzuela
Fotografia: Guillermo Nieto
Trilha Sonora: Pablo Lescano
Ano: 2002
País: Argentina/ Chile/ França/ Holanda
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cine Nós do Morro exibe filme argentino vencedor do Oscar


Nesta quinta-feira, 9 de maio, o Cine Nós do Morro apresenta o filme "A História Oficial", de 1985, dentro do Ciclo de Cinema Argentino, às 19h30, no Casarão do Nós do Morro (Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal). O longa-metragem escrito e dirigido por Luis Puenzo é vencedor de vários festivais de cinema internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Quem debate o filme é o diretor-fundador do grupo Luis Paulo Corrêa e Castro. A entrada é gratuita.

"A História Oficial" acontece na Buenos Aires dos anos 80, onde Alicia e seu marido Roberto vivem tranquilamente com a filha adotiva Gaby, até a chegada de Ana, uma velha amiga do casal que foi exilada na ditadura militar. Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime argentino e passa a questionar a origem do bebê que seu marido lhe trouxe quando ficou clara sua esterilidade. Ana conta os detalhes de seu cárcere, os momentos de tortura e como muitas mulheres tinham filhos em cativeiro e acabavam sendo separadas deles. Assim, Alícia começa uma saga em busca de informações dos verdadeiros pais da filha Gaby.

O filme é considerado um dos mais importantes filmes do cinema político mundial, que expôs para o mundo a realidade do regime militar argentino, um dos mais violentos da América Latina.

O Cine Nós do Morro é um projeto do grupo que visa ao fortalecimento, conhecimento e formação de público para o cinema na comunidade do Vidigal. O evento acontece todas as quintas-feiras, gratuitamente, e é aberto para qualquer público que deseje assistir aos filmes e debates, normalmente organizados em ciclos. Na próxima semana, o filme exibido será "Do outro lado da lei" (2002), dando continuidade à programação do Ciclo de Cinema Argentino.
  
SERVIÇO 

Cine Nós do Morro – Ciclo de Cinema Argentino

Exibição do filme "A História Oficial", direção de Luis Puenzo
Sinopse: Mulher argentina questiona o Regime Militar vivido em seu País após a chegada de uma amiga ex-exilada. 
Ano: 1985
Duração: 112 minutos
Classificação: 18 anos
Gênero: Drama
País: Argentina

Debatedor: Luís Paulo Corrêa e Castro
Quinta-feira, 9 de maio, às 19h30
Casarão do Nós do Morro
Endereço: Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal.
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Gratuita