segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cine Nós do Morro exibe filme argentino vencedor do Oscar


Nesta quinta-feira, 9 de maio, o Cine Nós do Morro apresenta o filme "A História Oficial", de 1985, dentro do Ciclo de Cinema Argentino, às 19h30, no Casarão do Nós do Morro (Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal). O longa-metragem escrito e dirigido por Luis Puenzo é vencedor de vários festivais de cinema internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Quem debate o filme é o diretor-fundador do grupo Luis Paulo Corrêa e Castro. A entrada é gratuita.

"A História Oficial" acontece na Buenos Aires dos anos 80, onde Alicia e seu marido Roberto vivem tranquilamente com a filha adotiva Gaby, até a chegada de Ana, uma velha amiga do casal que foi exilada na ditadura militar. Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime argentino e passa a questionar a origem do bebê que seu marido lhe trouxe quando ficou clara sua esterilidade. Ana conta os detalhes de seu cárcere, os momentos de tortura e como muitas mulheres tinham filhos em cativeiro e acabavam sendo separadas deles. Assim, Alícia começa uma saga em busca de informações dos verdadeiros pais da filha Gaby.

O filme é considerado um dos mais importantes filmes do cinema político mundial, que expôs para o mundo a realidade do regime militar argentino, um dos mais violentos da América Latina.

O Cine Nós do Morro é um projeto do grupo que visa ao fortalecimento, conhecimento e formação de público para o cinema na comunidade do Vidigal. O evento acontece todas as quintas-feiras, gratuitamente, e é aberto para qualquer público que deseje assistir aos filmes e debates, normalmente organizados em ciclos. Na próxima semana, o filme exibido será "Do outro lado da lei" (2002), dando continuidade à programação do Ciclo de Cinema Argentino.
  
SERVIÇO 

Cine Nós do Morro – Ciclo de Cinema Argentino

Exibição do filme "A História Oficial", direção de Luis Puenzo
Sinopse: Mulher argentina questiona o Regime Militar vivido em seu País após a chegada de uma amiga ex-exilada. 
Ano: 1985
Duração: 112 minutos
Classificação: 18 anos
Gênero: Drama
País: Argentina

Debatedor: Luís Paulo Corrêa e Castro
Quinta-feira, 9 de maio, às 19h30
Casarão do Nós do Morro
Endereço: Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal.
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: