segunda-feira, 11 de março de 2013

O Cine Nós do Morro está de volta!

O Cine Nós do Morro, antigo Cineclube que neste ano foi rebatizado, tem a primeira sessão de 2013 nesta quinta-feira, 14 de março, às 19h30. O filme exibido será o documentário "5 x Pacificação", lançado em novembro do ano passado pela produtora Luz Mágica, do cineasta Cacá Diegues. Após a sessão, o debate será com os diretores Cadu Barcellos, Rodrigo Felha, Wagner Novais e Luciano Vidigal, mediado pelo cineasta Gustavo Melo.


"5 x Pacificação" retrata, por meio de depoimentos vindos das comunidades, como estão sendo vistas as unidades de polícia pacificadora – as UPPs – nos locais. O documentário é dividido em cinco temas: "Morro", dirigido por Cadu Barcellos; "Polícia", de Rodrigo Felha; "Bandidos", de Luciano Vidigal; "Asfalto", de Wagner Novais e "Complexo", onde todos assinam a direção. A produção da Luz Mágica retoma a parceria com quatro dos  sete cineastas de "5x Favela - agora por nós mesmos".

"Nós, cineastas de favelas, estamos descobrindo uma nova linguagem porque apresentamos imagens e histórias singulares neste filme. Não somos melhores, nem piores do que ninguém, mas estamos aprofundando esteticamente nossa singularidade”, diz Luciano Vidigal, diretor de "5X Pacificação" e integrante do grupo Nós do Morro há 23 anos.

O Cine Nós do Morro é um evento do Núcleo de Audiovisual do Nós do Morro e acontece semanalmente no Casarão do grupo, no Vidigal, sempre às quintas-feiras, 19h30. O evento é gratuito, aberto ao público e também faz parte da grade de aulas de cinema da instituição, que é patrocinada pela Petrobras desde 2001.

Confira o trailer do filme:

SERVIÇO:
Cine Nós do Morro – exibição do documentário "5 x Pacificação"
Sinopse: Documentário retrata, por meio de depoimentos vindos das comunidades, como estão sendo vistas as unidades de polícia pacificadora – as UPPs – na visão dos moradores, polícia, bandidos e vizinhança.
Dia 14 de março, às 19h30, no Casarão do Nós do Morro - Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal.
Direção: Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Wagner Novais e Rodrigo Felha
Duração:  96 minutos
Classificação: 10 anos
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: