quarta-feira, 27 de março de 2013

Barravento no Cine Nós do Morro



Dando continuidade ao ciclo "O Negro no Cinema", o Cine Nós do Morro exibe gratuitamente, nesta quinta-feira, 28 de março, às 19h30, no Salão Rosa do Casarão do grupo (Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal), o filme "Barravento", de Glauber Rocha, seguido de debate com Gustavo Melo. Rodado em 1961, na Bahia, "Barravento" se passa em uma aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos. Firmino (Antonio Pitanga), é um antigo morador do local, que retorna e põe em jogo as antigas crenças e cultos místicos ligados ao Candomblé praticados pelo povoado.

“Um filme que mostra o fatalismo místico, a agitação política e as relações entre poesia e lirismo”, segundo o próprio diretor. Glauber Rocha foi um cineasta brasileiro nascido em Vitória da Conquista (Bahia). Fez parte do movimento Cinema Novo, no início dos anos 60, onde o princípio era "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". "Barravento" foi seu primeiro longa-metragem. Ainda viriam "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), "Terra em Transe" (1967), "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (1969), entre outros.

O ciclo "O Negro no Cinema" permanece na programação do Cine Nós do Morro até o dia 25 de abril. Já estão confirmadas as sessões de "Febre da Selva", de Spike Lee, dia 04 de abril, e "Bróder", de Jefferson De, dia 18 de abril. O evento é aberto ao público e também faz parte da grade de aulas de cinema do grupo Nós do Morro, patrocinado pela Petrobras desde 2001.

SERVIÇO:
Cine Nós do Morro – exibição de "Barravento", de Glauber Rocha
Sinopse: Numa aldeia de pescadores de Xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao Candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que mudou-se para Salvador em fuga da pobreza, altera o panorama pacato do local.
Quinta-feira, dia 28 de março, às 19h30, no Casarão do Nós do Morro
Endereço: Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal.
Duração: 78 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: