segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cine Nós do Morro apresenta "Ciclo de Cinema Argentino"

O Cine Nós do Morro apresenta em maio o Ciclo de Cinema Argentino no Casarão do Nós do Morro, a partir das 19h30, com entrada franca. O filme "O Abraço Partido", de Daniel Burman, abre o ciclo no dia 2 de maio, seguido de palestra com a  cineasta Rosane Svartman. O longa mostra um jovem à procura de seu pai em meio a crise econômica argentina. Os próximos filmes apresentados serão "A História Oficial" (primeiro Oscar levado pelos hermanos), no dia 9, com debate de Luis Paulo Correa e Castro,  e "Do outro lado da lei", uma história sobre a atuação criminosa da polícia no País, no dia 16, com debate de Gustavo Melo.

“Escolhemos filmes reconhecidos internacionalmente para provocar o público. Afinal, hermanos são melhores do que nós?”, brinca Manuelle Rosa, Coordenadora do Núcleo de Audiovisual do Nós do Morro. “A verdade é que a Argentina tem produzido um cinema de qualidade artística, com reconhecimento mundial. O objetivo do ciclo é olhar para esta cultura vizinha”, completa. O Cine Nós do Morro é um projeto do grupo voltado a fortalecer o conhecimento e a formação de público para o cinema na comunidade do Vidigal. Acontece todas as quintas-feiras, gratuitamente, e é aberto para qualquer público que deseje assistir aos filmes e debates, normalmente organizados em ciclos.


"O Abraço Partido" (2004), do diretor Daniel Burman, é uma trama com tema humano recheada de bom humor e ótimos diálogos. No filme, o jovem Ariel (Daniel Hendler) vive com a mãe (Adriana Aizemberg) e o irmão em um bairro judeu da Argentina. Eles são proprietários de uma loja em uma galeria. Com a crise econômica instalada, que força o fechamento de várias lojas tradicionais no bairro onde está a loja de sua mãe, os amigos de Ariel sonham em conseguir a cidadania européia e partir da Argentina em busca de emprego. Ariel também tem este sonho, mas cada vez mais alimenta o desejo de conhecer seu pai e descobrir a verdade sobre seu afastamento da família.

Debatedora do dia 2 de maio, a cineasta Rosane Svartman é uma das fundadoras do Núcleo Audiovisual do Nós do Morro e já deu aulas para o grupo. Sua filmografia inclui "Tainá 3 – A Origem"(2013), "Desenrola" (2011) e "Como Ser Solteiro" (1998).

SERVIÇO 

Cine Nós do Morro – Ciclo de Cinema Argentino
Exibição do filme "O Abraço Partido", + debate com Rosane Svartman
Sinopse: Jovem que vive só com a mãe tenta encontrar o pai, em meio à crise econômica vivida na Argentina.
Ano: 2004
Duração: 97 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia Dramática
País: Argentina/ França/ Itália/ Espanha

Quinta-feira, 2 de maio, às 19h30
Casarão do Nós do Morro
Endereço: Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal.
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: