segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cine Nós do Morro apresenta "Broder" e recebe a atriz Cintia Rosa


Nesta quinta-feira, dia 18 de abril, o Cine Nós do Morro exibe "Broder", filme do diretor paulista Jeferson De, um militante da causa negra no cinema brasileiro. A roteirista e diretora de cinema e televisão Rosane Svartman - uma das fundadoras do Núcleo Audiovisual do Nós do Morro - e a atriz e ex-aluna do grupo Cintia Rosa, comandam o debate. A exibição faz parte do ciclo "O Negro no Cinema", do Cine Nós do Morro, que exibe filmes seguidos de debates, toda quinta-feira, às 19h30, no Casarão do Morro – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal. A entrada é gratuita.

O filme de Jeferson De conta a história de três amigos de infância, nascidos no bairro do Capão, em São Paulo, que seguiram caminhos opostos. Quando se encontram novamente, já não são os mesmos e eventos mal resolvidos do passado geram uma tensão que pode levar à morte. No elenco, Caio Blat, Cássia Kiss, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane, Cintia Rosa, Zezé Motta, entre outros. Lançado em 2010, "Broder" foi vencedor de cinco prêmios no Festival de Gramado, incluindo o de melhor filme, e também foi eleito pela crítica o melhor longa-metragem do III Paulínia Festival de Cinema. O longa participou da seleção oficial do Festival de Berlim 2010.  

“´Broder' é um filme muito bem feito, que traz para o ciclo "O Negro no Cinema" uma ficção nacional. Acredito que as atuações de Jonathan Haagensen e Cintia Rosa, ex-integrantes do grupo Nós do Morro, podem gerar identificação dos alunos com a trama e enriquecer o debate”, diz Rosane. A cineasta já deu aulas para os integrantes do grupo e hoje auxilia na programação do Cine Nós do Morro. Sua filmografia inclui "Tainá 3 – A Origem"(2013), "Desenrola" (2011) e "Como Ser Solteiro" (1998).

O Cine Nós do Morro é um projeto que exibe filmes seguidos de debates gratuitamente, no Salão Rosa do Casarão do Nós do Morro (Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal), sempre às quintas-feiras, 19h30. Os eventos são abertos ao público e também fazem parte da grade de aulas de cinema da instituição, que é patrocinada pela Petrobras desde 2001. Além de "O Negro no Cinema", estão programados para 2013 os ciclos: "10 filmes para ver antes de morrer", "Cinema e Religião", "Comédias francesas (anos 90)" e "Cinema Argentino - Hermanos: são melhores do que nós?".

Para saber mais sobre "Broder", acesse o site oficial do filme: http://broderofilme.com.br/

SERVIÇO
Cine Nós do Morro – Exibição de "Broder"
Sinopse: Três amigos de infância, nascidos no bairro do Capão, em São Paulo, se reencontram adultos e não são mais os mesmos. Agora, os eventos mal resolvidos do passado geram uma tensão que pode levar à morte.
Debatedoras: Rosane Svartman e Cintia Rosa
Quinta-feira, dia 18 de abril de 2013, às 19h30
Salão Rosa do Casarão do Grupo Nós do Morro
Endereço: Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, RJ
Telefones: (21) 3874-9411 e (21) 3874-9412
Capacidade: 60 pessoas
Classificação: 16 anos
Entrada Gratuita.

Grupo Nós do Morro – www.nosdomorro.com.br
O grupo Nós do Morro foi fundado em 1986 pelo ator e diretor artístico Guti Fraga e até hoje mantém sua visão original: proporcionar acesso à arte. Em 26 anos de resistência cultural, o grupo é mundialmente reconhecido como um exemplo inspirador de inserção sociocultural e de formação artística.  Cerca de onze mil pessoas já passaram pelas oficinas do grupo, que também mantém dois núcleos em Nova Iguaçu e Saquarema, além da sede do Morro do Vidigal. Anualmente, cerca de 300 pessoas são atendidas pelas atividades de iniciação e formação artística na sede do Vidigal. Desde 2001, as Oficinas de Iniciação Artísticas do grupo são patrocinadas pela Petrobras.

Nenhum comentário: