quarta-feira, 10 de abril de 2013

Luciano Vidigal debate "A Negação do Brasil" + "Neguinho e Kika" no Cine Nós do Morro



O Cine Nós do Morro desta quinta-feira, 11 de abril, terá sessão dupla com exibição do documentário "A Negação do Brasil" (2000), de Joel Zito Araújo, e do curta-metragem de ficção "Neguinho e Kika" (2005), de Luciano Vidigal, cineasta da casa. A sessão dupla inicia às 19h30, no Salão Rosa do Casarão do Nós do Morro (Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal), com entrada gratuita. Após a sessão, Luciano Vidigal comanda o debate com o tema "O Negro no Cinema", ciclo iniciado pelo projeto no último mês. 


Em "A Negação do Brasil", Joel Zito Araújo propõe uma viagem na história da telenovela brasileira e faz uma análise do papel atribuído aos atores negros na teledramaturgia, geralmente representados como personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país. O documentário ainda traz depoimentos de artistas como Milton Gonçalves, Zezé Motta, Léa Garcia e Ruth de Souza.

Já o curta-metragem "Neguinho e Kika" conta a história de um casal de jovens - ele tem 13 anos, ela 14 - que descobre o primeiro amor em meio à violência de uma favela carioca. A produção do filme é do Núcleo de Audiovisual do Nós do Morro, realizada em 2005, e dirigida pro Luciano Vidigal, que ganhou os prêmios de melhor direção no festival de Marseille, na França, em 2006; Melhor Direção de Curta na Mostra de Cinema de Londrina; Prêmio do Júri Popular do Festival de Cinema de São Carlos/SP. O cineasta assinou recentemente a direção coletiva do longa "5 x Pacificação" e, atualmente, é pesquisador do programa Esquenta!, da Rede Globo.



SERVIÇO
Cine Nós do Morro - ´"A Negação do Brasil" + "Neguinho e Kika"
Quinta-feira, dia 11 de abril, às 19h30, no Casarão do Nós do Morro
Endereço: Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal
Capacidade: 60 pessoas
Classificação: 12 anos
Entrada Gratuita

A Negação do Brasil
Sinopse: Uma viagem na história de telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representaram personagens mais estereotipados e negativos.
Direção: Joel Zito Araújo
Duração: 90 minutos

Neguinho e Kika
Sinopse: A história de dois jovens, Neguinho de 13 anos e Kika de 14 anos, que estão descobrindo o primeiro amor em meio a uma favela do Rio de Janeiro.
Direção: Luciano Vidigal
Duração: 18 minutos

Nenhum comentário: