segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cine Nós do Morro recebe Emmanuel Benbihy, produtor da série "Cities of Love"

O produtor de cinema Emmanuel Benbihy, responsável pela franquia "Cities of Love", que já concebeu os longas "Paris, eu te amo" (2006) e "Nova York, eu te amo" (2009) é o convidado desta quinta-feira, dia 25 de abril, do Cine Nós do Morro. O evento será um Master Class no Salão Rosa do Casarão do Nós do Morro e inicia às 19h30, com exibição de parte dos filmes sobre o amor, seguido da fala de Emmanuel. O produtor aproveita a oportunidade para comentar sobre o novo trabalho: "Rio, eu te amo", a ser rodado no Brasil. O Cine Nós do Morro tem entrada gratuita, com capacidade para 60 pessoas.


Através da produtora Conspiração Filmes, Emmanuel procurou o Núcleo de Audiovisual do Nós do Morro e propôs uma palestra na Instituição. O produtor pretende expor suas experiências, ideias sobre a indústria do cinema e seu funcionamento atual e as peculiaridades nas produções da série "Cities of Love". “Vou falar sobre os mercados de cinema emergentes e economias como as da China e Brasil; os desafios do futuro para mudar a indústria cinematográfica para melhor; as quotas de cinema e protecionismo e defender a necessidade de proteger nossas indústrias culturais em um momento crucial em seu desenvolvimento”, afirma ele.

Os filmes exibidos antes da palestra serão "Paris, eu te amo" e "Nova York, eu te amo", da série "Cities of Love", que ilustra a universalidade do amor nas grandes cidades ao redor do mundo. Cada episódio desta série coletiva é composto por dez segmentos criados por diretores estabelecidos a partir dos países em que são rodados. A linha da história de cada segmento é centrada em um encontro que tem a esperança de amor nos tempos de hoje. Cada trama contém forte presença da cidade ilustrada e uma identificação visual com a área escolhida por cada diretor, para que o público possa experimentar a sua singularidade.

Atualmente, cinco cidades estão sendo preparadas para receber o projeto, sendo uma delas o Rio de Janeiro. O lançamento está previsto para 2013, antecedendo a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos no Brasil. A ideia é passar ainda por Jerusalém, Xangai, Berlim, Nova Orleans, Mumbai, México, Singapura, Roterdão, Madri, São Petersburgo, Viena, Londres, entre outras.

O Cine Nós do Morro é um projeto semanal, que exibe filmes seguidos de debates, gratuitamente, no Salão Rosa do Casarão do Nós do Morro (Rua Dr. Olinto de Magalhães, 54, Vidigal), sempre às quintas-feiras, 19h30. Os eventos são abertos ao público e também fazem parte da grade de aulas de cinema da instituição, que é patrocinada pela Petrobras desde 2001.

+ sobre Emmanuel Benbihy:

 Emmanuel Benbihy nasceu em Paris (França), em 1969. Trabalhou por um ano no co-desenvolvimento de indústrias de cinema na Europa e Ásia, atendendo a muitos mercados estrangeiros. Sua pesquisa foi enviada ao Ministério das Relações Exteriores e do Conselho de Cinema Francês, e se tornou seu tema central de pesquisa na Universidade de La Sorbonne, Paris. Para ele, este período de reflexão foi decisivo: o cinema não deve permanecer sob a liderança e hegemonia de Hollywood. Naquela época, ele escolheu sua profissão: a produção de filmes em todo o mundo. Em 1996, ele se juntou a uma companhia de produção independente e, em abril de 2000, a aventura de ´Paris, eu te amo´ começou.

Simultaneamente, Emmanuel produziu ´Abjad´, durante a guerra do Afeganistão, dirigido por Abolfazl Jalili e selecionado em competição oficial no Festival de Veneza de 2003. A produção de ´Paris, eu te amo´ começou em julho de 2005 e o filme abriu o Festival de Filmes de Cannes em 2006. Depois veio ´Nova York, eu te amo´, concluído em 2009. As cidades do Amor agora são baseadas em uma variedade de conteúdo e crescem através da implementação e do desenvolvimento dos movimentos culturais locais que expressam o amor nas cidades e para as cidades.

Emmanuel também produziu os primeiros curtas-metragens dirigidos por Natalie Portman e Scarlett Johansson. Desde julho de 2009, ele vive em Xangai, na China.

SERVIÇO

Cine Nós do Morro – Master Class com Emmanuel Benbihy
Exibição de trechos dos filmes "Nova York, eu te amo" e "Paris, eu te amo" 
Debatedor: Emmanuel Benbihy
Quinta-feira, dia 25 de abril de 2013, às 19h30
Salão Rosa do Casarão do Grupo Nós do Morro
Endereço: Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, RJ
Telefones: (21) 3874-9411 e (21) 3874-9412
Capacidade: 60 pessoas
Classificação: 16 anos
Entrada Gratuita.

Ficha Técnica ´Paris, eu te amo´:
Título Original: Paris, Je T'Aime.
Origem: França / Alemanha / Liechstenstein / Suíça, 2006.
Diretores: Olivier Assayas, Frédéric Auburtin, Emmanuel Benbihy, Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Ethan Coen, Joel Coen, Alfonso Cuarón, Gérard Depardieu, Christopher Doyle, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Walter Salles, Oliver Schmitz, Nobuhiro Suwa
Elenco: Martin Combes, Maggie Gyllenhaal, Joana Preiss, Natalie Portman, Gena Rowlands, Ludivine Sagnier, Marianne Faithfull, Ben Gazzara, Bob Hoskins, Willem Dafoe, Steve Buscemi, Javier Cámara, Juliette Binoche, Fanny Ardant.
Produção: Emmanuel Benbihy, Claudie Ossard
Roteiro: Tristan Carné, Emmanuel Benbihy, Ethan Coen, Joel Coen, Olivier Assayas, Gurinder Chadha, Gena Rowlands, Sylvain Chomet, Richard LaGravenese, Vincenzo Natali, Raphaël Nadjari, Isabel Coixet, Christoph
Fotografia: Maxime Alexandre, Michel Amathieu, Pierre Aïm, Bruno Delbonnel, Eric Gautier, Frank Griebe, Eric Guichard
Trilha Sonora: Pierre Adenot, Reinhold Heil, Johnny Klimek, Nathaniel Méchaly, Tom Tykwer
Duração: 126 min.
Ano: 2006
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Victoires International
Classificação: 16 anos

Ficha técnica ´Nova York, eu te amo´:
Título Original: Ney York, i love you
Diretores: Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner, Randall Balsmeyer
Elenco: Shia LaBeouf, Natalie Portman, Orlando Bloom, Andy Garcia, Hayden Christensen, Bradley Cooper, Blake Lively, Justin Bartha, Christina Ricci, Rachel Bilson, John Hurt, Robin Wright, Ethan Hawke, Maggie Q.
Produção: Emmanuel Benbihy, Marina Grasic
Roteiro: Scarlett Johansson, Joshua Marston, Alexandra Cassavetes, Stephen Winter, Jeff Nathanson, Natalie Portman, Anthony Minghella
Fotografia: Benoît Debie, Pawel Edelman, Michael McDonough, Declan Quinn, Mauricio Rubinstein
Trilha Sonora: Tonino Baliardo, Nicholas Britell, Paul Cantelon, Mychael Danna, Ilhan Ersahin, Jack Livesey, Shoji Mitsui, Mark Mothersbaugh, Peter Nashel, Atticus Ross, Leopold Ross, Claudia Sarne, Marcelo Zarvos
Duração: 110 min.
Ano: 2009
País: EUA/ França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Ever So Close / Benaroya Pictures / Also Known As Pictures / Grand Army Entertainment / Sherazade Film Development / Visitor Pictures

Nenhum comentário: